aPara obtenção do título de mestre ou doutor é obrigatória a defesa pública do trabalho para uma banca, conforme Resolução CEPE 080/2021.
No caso do doutorado, além da apresentação do trabalho final, há necessidade de aprovação em Exame de Qualificação.
Todos as defesas implicam em procedimentos pré e pós.
Procedimentos pré-defesa
Mestrado
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- A Comissão Examinadora de Dissertação será composta pelo professor orientador, como presidente, e por mais dois membros efetivos, sendo pelo menos um não vinculado à UnB, e um suplente
Doutorado
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- A Comissão Examinadora de Tese será composta pelo professor orientador, este sendo o presidente e sem direito a voto, e três outros membros titulares e um suplente
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- Dentre os membros titulares, um deve ser vinculado à UnB e dois externos à UnB
Qualificação
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- A Comissão Examinadora será composta pelo professor orientador, como Presidente, e por mais dois membros efetivos e um suplente
Para a marcação de Defesa ou do Exame de Qualificação, é necessário enviar:
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- Para defesas presenciais e/ou híbridas, é necessário marcar sala de defesa antes de enviar o formulário
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- Para marcar a sala, enviar email para coordpsiunb@gmail.com com cópia para ipd@unb.br
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- Enviar a quantidade de presentes (banca presente + convidados)
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- Para defesas presenciais e/ou híbridas, é necessário marcar sala de defesa antes de enviar o formulário
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- Para defesas online, utilizar, preferencialmente, o Microsoft Teams
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- Deve ser enviado para o e-mail da Secretaria do PG-PDE(secpgpde@unb.br) com, no mínimo, 30 dias de antecedência
Após a defesa ou qualificação, é necessário seguir os passos abaixo
Procedimentos Pós defesa
Caso tenha ocorrido mudança de título do trabalho, é OBRIGATÓRIO informar à Secretaria do PG-PDE, via e-mail (secpgpde@unb.br), a mudança do título antes do envio da documentação.
Nos Exames de Qualificação, o (a) orientador (a) deverá enviar e-mail para a Secretaria do PG-PDE(secpgpde@unb.br) comunicando o resultado final: aprovação ou reprovação
Nos casos de defesa final, os seguintes os documentos devem ser enviados em PDF separados para o e-mail da Secretaria do PG-PDE(secpgpde@unb.br)
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- Documentos de responsabilidade do orientador:
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- O(A) orientador(a) deve enviar a ata de defesa contendo o resultado, seguindo o modelo:
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- O(A) orientador(a) deve enviar a ata de defesa contendo o resultado, seguindo o modelo:
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- Documentos de responsabilidade do orientador:
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- Documentos de responsabilidade do discente:
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- Preencher o Formulário
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- Trabalho completo (Dissertação ou Tese)
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- Caso haja liberação parcial do documento, também deve ser preenchido:
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- Caso haja liberação parcial do documento, também deve ser preenchido:
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- Os documentos em PDF devem ser assinados eletronicamente
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- https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/assinatura-eletronica
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- Os documentos em PDF devem ser assinados eletronicamente
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- Documentos de responsabilidade do discente:
Entrega e procedimentos da discente e orientador com relação ao resultado da defesa:
- Aprovação: discente terá 30 dias a contar da defesa para entrega do trabalho final para a secretaria e inserir no sigaa.
- Aprovação com revisão de forma: discente terá 30 dias a contar da defesa para entrega do trabalho final a um membro da banca para que este confirme que foi efetuada a revisão de forma e o trabalho está aprovado. Este membro não pode ser o/a orientador/a. Esta confirmação pode ser feita por email e deve ser encaminhada para o email da secretaria, secpgpde@unb.br.
- Reformulação: Todos/as os/as membros devem assinar a ata de reformulação que será inserida no SEI. Será agendada nova defesa, sendo os prazos diferentes para o mestrado e para o doutorado.
- Mestrado: Prazo máximo de 3 meses após a defesa que teve o resultado de reformulação, cumprindo os prazos de agendamento de defesa do PPG.
- Doutorado: Prazo máximo de 6 meses após a defesa que teve o resultado de reformulação, cumprindo os prazos de agendamento de defesa do PPG.
- OBS: Na defesa reformulada temos penas 3 opcões de resultado:
- Aprovação, Aprovação com revisão de forma e reprovação.
- Reprovação: discente não poderá agendar nova defesa. A ata deverá ser assinada pelo/a discente e por todos os membros da banca e será feito processo de desligamento do/a discente.
Além do envio dos documentos, é necessário que discentes e docentes realizem as etapas do SIGAA, seguindo os manuais. O SIGAA não informa a Secretaria sobre a realização das etapas. Sendo assim, é necessário comunicar o andamento dos passos.
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- Orientações para discentes (a partir da página 36)
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- Orientações para docentes (a partir da página 9) – apenas passo 2 do sigaa
Diploma
Ao final do processo, a emissão do diploma é online. A UnB não emite o diploma físico
O(A) discente deve entrar no site https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma e digitar seu cpf no campo “buscar diploma”