Projetos de Pesquisa

Linha PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E CULTURA

 A formação profissional como processo de desenvolvimento da subjetividade: desafios e contribuições

 A importância da comunicação para a emergência e o desenvolvimento de novas ideias

 Convencionalizações em trajetórias educacionais e metodologias dialógicas nos processos de escolarização e formação profissional inicial e continuada

 Criatividade e desenvolvimento de talentos: questões teóricas, conceituais e metodológicas

 Desenvolvimento do Self Dialógico na Perspectiva da Psicologia Cultural

 Desenvolvimento Humano e Formação Profissional

 Dinâmicas de interação e sistemas semióticos mediados pelos usos dos objetos nas práticas educativas para crianças entre 0-2 anos

 Estratégias e efeitos de diferentes intervenções cognitivas combinadas em idosos

 GAIA/SPPREAD – formação e atuação em socioeducação: pressupostos interdisciplinares e contribuiçõesda psicologia do desenvolvimento/Social Pedagogy, Practice, Research and Development International Network

 Identidade docente: a mediação estética na construção de si

 Investigando e desenvolvendo a criatividade na escola: uma proposta da psicologia cultural da criatividade

 Mãos que cuidam: Enlaces entre Pessoas e Acervos

 Materialidade e cenários de atividade na Escola de Educação Infantil da criança de 0 a 2 anos de idade. Análise das práticas educativas em escolas iberoamericanas.

 O desenvolvimento da subjetividade nos processos de ensino e aprendizagem escolar

 O desenvolvimento do self em situações de transição entre contextos educacionais na perspectiva dialógico-cultural

 Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas – Procad Amazônia

 Políticas públicas para população em situação de rua: Programa Consultório na Rua e a saúde do jovem

 Processos de desenvolvimento humano, subjetividade e cultura digital

 Processos psíquicos, arte e estética no desenvolvimento humano

 Promoção da Paz, Bullying e Conflitos nas Escolas

 Tornar-se humano: processos de subjetivação, desenvolvimento e educação

 Trajetórias em transição: produção de significados, crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais – A continuidade da educação e do trabalho

 Trajetórias juvenis na socioeducação: a perspectiva de adolescentes e operadores de justiça

 Transições no curso de vida: Desenvolvimento, Educação e Cultura de Paz

Linha PROCESSOS EDUCATIVOS E PSICOLOGIA ESCOLAR

 A investigação e as práticas profissionais em contextos educativos formais e informais, presenciais e digitais, na perspectiva da Subjetividade.

 Atuação da Psicologia na Educação Superior

 Desenvolvimento socioemocional, criativo e de talentos em múltiplos contextos

 Educação Superior no Brasil e em Portugal: Democratização do acesso e perfil dos estudantes

 Expectativas acadêmicas de estudantes ingressantes na educação superior brasileira

 Famílias de Alunos Superdotados: Caracterização e Intervenção Psicoeducacional

 Formação profissional e análise de práticas pela fala

 Integração Universidade-Psicologia Escolar

 Pesquisa de desenvolvimento metodológico e capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil

 Processos de desenvolvimento humano mediados pelas TICS: as repercussões das redes sociais na subjetividade

 Processos de desenvolvimento humano mediados pelas TICS: e o brincar de crianças de 4 a 6

 Psicologia e filosofia: possíveis relações

 Psicologia Escolar: Atuação e formação inicial e continuada de educadores: construindo novas possibilidades.

 Psicologia Escolar e Políticas Públicas Educacionais

 Psicologia Escolar: Formação e Atuação

Pular para o conteúdo