Linha PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E CULTURA
• A formação profissional como processo de desenvolvimento da subjetividade: desafios e contribuições
• A importância da comunicação para a emergência e o desenvolvimento de novas ideias
• Convencionalizações em trajetórias educacionais e metodologias dialógicas nos processos de escolarização e formação profissional inicial e continuada
• Criatividade e desenvolvimento de talentos: questões teóricas, conceituais e metodológicas
• Desenvolvimento do Self Dialógico na Perspectiva da Psicologia Cultural
• Desenvolvimento Humano e Formação Profissional
• Dinâmicas de interação e sistemas semióticos mediados pelos usos dos objetos nas práticas educativas para crianças entre 0-2 anos
• Estratégias e efeitos de diferentes intervenções cognitivas combinadas em idosos
• GAIA/SPPREAD – formação e atuação em socioeducação: pressupostos interdisciplinares e contribuiçõesda psicologia do desenvolvimento/Social Pedagogy, Practice, Research and Development International Network
• Identidade docente: a mediação estética na construção de si
• Investigando e desenvolvendo a criatividade na escola: uma proposta da psicologia cultural da criatividade
• Mãos que cuidam: Enlaces entre Pessoas e Acervos
• Materialidade e cenários de atividade na Escola de Educação Infantil da criança de 0 a 2 anos de idade. Análise das práticas educativas em escolas iberoamericanas.
• O desenvolvimento da subjetividade nos processos de ensino e aprendizagem escolar
• O desenvolvimento do self em situações de transição entre contextos educacionais na perspectiva dialógico-cultural
• Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas – Procad Amazônia
• Políticas públicas para população em situação de rua: Programa Consultório na Rua e a saúde do jovem
• Processos de desenvolvimento humano, subjetividade e cultura digital
• Processos psíquicos, arte e estética no desenvolvimento humano
• Promoção da Paz, Bullying e Conflitos nas Escolas
• Tornar-se humano: processos de subjetivação, desenvolvimento e educação
• Trajetórias em transição: produção de significados, crenças e valores no enfrentamento de situações emergenciais – A continuidade da educação e do trabalho
• Trajetórias juvenis na socioeducação: a perspectiva de adolescentes e operadores de justiça
• Transições no curso de vida: Desenvolvimento, Educação e Cultura de Paz
Linha PROCESSOS EDUCATIVOS E PSICOLOGIA ESCOLAR
• A investigação e as práticas profissionais em contextos educativos formais e informais, presenciais e digitais, na perspectiva da Subjetividade.
• Atuação da Psicologia na Educação Superior
• Desenvolvimento socioemocional, criativo e de talentos em múltiplos contextos
• Educação Superior no Brasil e em Portugal: Democratização do acesso e perfil dos estudantes
• Expectativas acadêmicas de estudantes ingressantes na educação superior brasileira
• Famílias de Alunos Superdotados: Caracterização e Intervenção Psicoeducacional
• Formação profissional e análise de práticas pela fala
• Integração Universidade-Psicologia Escolar
• Pesquisa de desenvolvimento metodológico e capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil
• Processos de desenvolvimento humano mediados pelas TICS: as repercussões das redes sociais na subjetividade
• Processos de desenvolvimento humano mediados pelas TICS: e o brincar de crianças de 4 a 6
• Psicologia e filosofia: possíveis relações
• Psicologia Escolar: Atuação e formação inicial e continuada de educadores: construindo novas possibilidades.
• Psicologia Escolar e Políticas Públicas Educacionais
• Psicologia Escolar: Formação e Atuação