DISSERTAÇÕES

2022

DefesaNome do discenteDissertaçãoOrientador(a)
29/04/2022 Andressa Queiroz Fernandes Corpo manifesto das Psicólogas: ativismo feminista e contexto político na constituição da narrativa  Fabricia Teixeira Borges
25/02/2022 Marina Cauhi de Oliveira Taglialegna Funções Executivas: Transtorno do Espectro Autista e Cuidado Parental Gabriela Sousa de Melo Mietto
25/02/2022 Gabriel de Oliveira Jorge Crenças do Self Criativo de Estudantes do Ensino Médio de Escolas Civis e Militares Denise de Souza Fleith
14/02/2022 Dominique Miranda Galvão Atuação do Psicólogo Escolar no Atendimento ao Aluno Superdotado Segundo Psicólogos, Professores e Familiares Denise de Souza Fleith

2021

DefesaNome do discenteDissertaçãoOrientador(a)
21/12/2021 Mozaniel Mendes Pereira Lima O ensinar e aprender na configuração subjetiva do “ser” professor em tempos de pandemia da covid-19 Wilsa Maria Ramos
30/11/2021 Camila Nascimento Vieira Rabello Estudo sobre o bem-estar subjetivo em adolescentes talentosos Jane Farias Chagas Ferreira
19/11/2021 Tainá Mani Almeida Maternagem e Espectro do Autismo: Um estudo de caso com narrativas Silviane Bonaccorsi Barbato 
05/11/2021 Maurício Morais Carvalho Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em psicologia escolar Claisy Maria Marinho-Araujo
22/10/2021 Matheus Sousa MacenaInterpretações de Si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico Silviane Bonaccorsi Barbato 
31/08/2021 Rayane Cristina Chagas Silva A autista e o mundo: um estudo de caso na perspectiva da psicologia cultural  Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
29/04/2021 Michelle de Faria Nunes Dimensão subjetiva da relação entre o psicólogo escolar e os professores nas ações e relações do cotidiano da escola Maristela Rossato
23/03/2021 Suellen Cristina RodriguesUm estudo sobre  a expressão criativa na adolescência: percepção de pais, educadores e adolescentes  Jane Farias Chagas Ferreira / Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho
10/03/2021 Luana de Melo RibasO processo criador da criança com autismo em espaços brincantes: imaginação-emoção e o coletivo Gabriela Sousa de Melo Mietto
09/03/2021 Thais Neves GerbassiAtenção compartilhada nas relações triádicas: um estudo a partir da mãe e seus filhos Gabriela Sousa de Melo Mietto
02/03/2021 Lênia Márcia GonçalvesInterações triádicas na Educação Precoce: análise dos sistemas semióticos de bebês prematuros Gabriela Sousa de Melo Mietto
01/03/2021 Beatriz de Paula Batista El-KhouriUm agente socioeducativo em curso: análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de self Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

2020

DefesaNome do discenteDissertaçãoOrientador(a)
27/11/2020 Vanessa Santamalvina dos SantosDesenhando trajetórias de desenvolvimento humano: um experiência dialógica na educação integral Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
24/11/2020 Talita Costa Santos Protagonismo na Cultura Digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes Wilsa Maria Ramos
19/03/2020 Regina Jodely Rodrigues Campos Aguiar A criança na educação infantil: A roda de conversa como espaço/tempo de infância, criação e experiência 
24/01/2020Vanessa Rosa Bastos da Silva

 Dinâmicas de Significação e Vivência Escolar de Adolescentes em Medida Socioeducativa

 

2019

DefesaNome do discenteDissertação
08/09/2019 Vilma Gonçalves do Vale   Sistemas semióticos em contexto de aprendizagem: criança com Síndrome de Down – professora do AEE – jogo de matemática
26/08/2019 Thaysa Pacheco Cacau  O perfil profissional do psicólogo escolar do piauí: umas sempre para a formação e atuação perspectiva crítica
06/08/2019 Margarida da Conceição Silva A compreensão de pessoas com deficiência intelectual sobre o ambiente de trabalho
26/07/2019 Ana Paula da Silva Campos  Conflitos entre crianças e desenvolvimento moral na perspectiva dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental
12/08/2019 Rômulo Ataídes França  Produção de leitura de si em pessoas de migrantes
15/08/2019 Nathália Ferreira Borba Relação Família-Escola e Educação do Campo: Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
12/07/2019 Urielma Lima Ferreira  O talento no assentamento rural: o estudo de caso de um adolescente superdotado
07/08/2019 Priscila Nascimento Dias O desenvolvimento cultural do bebê: o uso do livro como objeto mediador
Julho/2019 Larisse Vasconcelos Costa Cavalcante Dinâmicas das significações de si e transições de desenvolvimento de uma criança da educação infantil para o ensino fundamental
Julho/2019 Marcela Araújo Moraes Ribeiro Transformação na educação: a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
30/07/2019 Luciana Dantas de Paula  Diversidade e Desconstrução de Preconceitos: Estudo de Práticas Correntes de Projeto em Escola Pública do DF
15/07/2019  Ana Claudia Damásio Ayres Lopes Transição para a vida universitária de estudantes com alto rendimento escolar no ensino médio
19/06/2019 Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa Desenvolvimento emocional de alunos superdotados: estudo comparativo sobre excitabilidades
19/03/2019 Jéssica de Medeiros Possatto Práticas educativas em contextos educativos: sempre para a atuação do psicólogo
19/03/2019 Matheus Asmassallan de Souza Ferreira A atuação da psicologia escolar na educação superior: possibilidades de enfrentamento ao racismo institucional
22/03/2019 Claristina Borges da Silva  Posicionamentos do self e identitário de professores tutores ead
19/03/2019 Priscila Pereira Mendes Nascimento Quando cuidar é preciso: análise de trajetórias de mulheres face à necessidade de cuidar de pessoa idosa da família
22/03/2019 Carolina Bauchspiess Psicologia escolar e comunidades de aprendizagem: caminhos para a educação em direitos humanos
12/03/2019 Ana Luiza Faria Lima Concepções de professores da educação infantil sobre a inclusão escolar: um estudo de práticas pedagógicas
Março/2019 Alessandra Rezende Dutra de Andrade O acompanhamento não medicamentoso da criança diagnosticada com tdah
21/02/2019 Cíntia de Araújo Matos O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar e formação sobre os processos de atuação
20/02/2019 Marlene Pereira Chaves Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
22/02/2019 Samanta Couto Rodrigues O desenvolvimento subjetivo do estudante indisciplinado: ampliando olhares sobre a emergência do sujeito
26/02/2019 Waleska Karinne Soares Coutinho Souto Inclusão Educacional de um Aluno Superdotado com Transtorno de Asperger no Fundamental: Um Estudo de Caso
19/02/2019 Marina Nogueira de Assis Fonseca Relação entre Criatividade, Inteligência, Personalidade e Superdotação no Contexto Educacional

2018

2017

DefesaNome do discenteDissertação 
18/08/2017 Jaisson Rodrigo Costacurta A psicologia e sua práxis em políticas públicas
16/02/2017 Denise Soares Oliveira O brincar e as concepções de conceitos matemáticos de crianças de 5 anos
21/07/2017 Teresa Raquel Borges de Miranda 

Cultura, violência e escola dinâmica relacional: um estudo com alunos e professores de pública em contexto de baixa renda

18/08/2017  Telma Silva Santana Lopes A dimensão subjetiva das queixas de dificuldades de aprendizagem escolar
31/03/2017 Soraya Carvalho Pereira Rocha Análises docentes do processo histórico de inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede pública do ensino federal – os últimos anos
17/02/2017  Silvana Goulart Peres  O processo de significação da professora contadora de histórias e a interação com crianças no contexto da biblioteca escolar
28/03/2017 Raquel Rodrigues Capucci Perejivanie: um encontro de vigotski e stanislavski no limiar entre psicologia e arte

28/03/2017

 Nilcea Moreno Rodrigues Professor Sistema Socioeducativo: conquistas, desafios e perspectivas para a promoção do desenvolvimento adolescentes
20/03/2017 Nathália Pereira de Oliveira Processos identificatórios de adolescentes negros(as): a escola como potencializadora de espaços identitários
16/02/2017 Denise Soares Oliveira  O Brincar e as concepções de conceitos matemáticos de crianças de 5 anos
06/04/2017 Camila Moura Fé Maia Psicologia escolar e patologização da educação: concepções e possibilidades de atuação
28/03/2017  André Alexandre Antunes   Processo de Inclusão no Instituto Federal de Goiás: O Papel do Psicólogo
23/07/2017 Adrielly Garcia Siebert  As concepções e práticas de psicólogos escolares e clínicos referentes ao processo de ensino aprendizagem de crianças diagnosticadas com tdah
09/03/2017 Maria Angélica da Silva O brincar de faz de conta da criança com autismo: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural
06/03/2017 Danyelle Natacha dos Santos Gois Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
09/02/2017 Cátia Candido da Silva Religião, família, formação e profissão: a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores

2016

Pular para o conteúdo