Histórico

O PGPDE pertence ao Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED), localizado no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

A UnB é a única universidade pública federal do Distrito Federal e a maior da região Centro Oeste, considerada instituição de ensino de referência, no Brasil e no exterior. O curso de graduação em Psicologia foi um dos primeiros a serem criados na UnB e a pós-graduação strictu senso é oferecida no Instituto de Psicologia (IP) da UnB, desde 1964. Em 2005, houve uma recomendação da CAPES ao Instituto de Psicologia para que o Programa de Pós-graduação em Psicologia, que agregava cerca de 70 professores, passasse por grande reformulação. Como efeito, cada um dos quatro Departamentos do IP passou a ter um Programa stricto sensu, composto dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos.

Quando foi criado, em 2006, o PGPDE chamava-se Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, denominação que manteve até 2016. Desde o início, foi reconhecido como referência de qualidade na oferta de pós-graduação, na região central do país, destacando-se pela formação de psicólogos, professores e profissionais que se especializam na interface das áreas da Psicologia, Educação e Saúde. O Programa era composto, à época, por três linhas de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Psicologia Escolar e Psicologia da Saúde.

A partir de 2014, ocorreram mudanças nos perfis, trajetórias e interesses dos docentes, que levaram a uma reorganização pedagógica e administrativa do curso, em decorrência da saída de cinco docentes da linha de pesquisa Psicologia da Saúde, transferidos para outro programa do IP. A redução do número de docentes foi equilibrada gradativamente, com muito trabalho interno para manter a qualidade da formação e da produção intelectual de docentes e discentes. Ao mesmo tempo, esta mudança significativa, concluída em 2016, oportunizou um contexto favorável à reestruturação de: organização curricular, legislações internas, gestão de atividades e planejamento de metas coletivas para aumento da produção e qualificação dos novos pesquisadores titulados. O programa, agora denominado Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), passou a contar com uma só área de concentração, denominada Desenvolvimento Humano e Educação, que está dividida em duas linhas de pesquisa, “Desenvolvimento humano e cultura” e “Processos Educativos e Psicologia Escolar”. A reforma do Programa foi aprovada no Decanato de Pesquisa e Pós Graduação da UnB, pois o regulamento e a concepção do Programa coadunam-se ao Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI) da Universidade de Brasília.

A despeito das mudanças, o PGPDE continua a se orientar pelo compromisso com o perfil do discente a ser formado, com ênfase no aprofundamento teórico e metodológico a partir da ciência psicológica. Esse perfil, nos cursos de Mestrado e Doutorado, é voltado, principalmente, para a pesquisa e a docência no ensino superior, mas considera, também, a atuação no âmbito da construção e gestão de políticas públicas.

O corpo docente do PGPDE é constituído por professores qualificados, muitos dos quais são bolsistas de Produtividade do CNPq, coordenam projetos e acordos, nacionais e internacionais, além de integrar redes de colaboração em pesquisa como os grupos de trabalho (GTs) da ANPEPP. Todos atuam como editores de periódicos científicos, membros de instituições internacionais, coorientadores em programas de pós graduação internacionais, líderes de grupo de pesquisa da UnB registrados no Diretório do CNPq. Em 2022, o PGDPE conta com 18 docentes. (clique aqui para conhecer os docentes do programa)

O PGPDE em, como principal financiamento institucional, o PROAP – Programa de Bolsas de Demanda Social, da CAPES, responsável por bolsas de mestrado e doutorado oferecidas aos candidatos legíveis e pelos recursos para manutenção das atividades da pós-graduação. Outros financiamentos e apoios institucionais aos projetos de pesquisa do Programa ocorrem, principalmente, por meio de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, advindas de agências de fomento nacionais e regionais, como CNPq e FAPDF. Há financiamentos específicos, na forma de bolsas PQ e outros editais de fomento à pesquisa, internos (Finatec, DPI, DPG, IP) e externos à UnB, incluindo fundações de apoio à pesquisa em outros estados.

A articulação graduação/pós-graduação é um importante valor e compromisso do PGDPE, que mantém ações associadas ao curso de graduação em Psicologia, como iniciativas de inserção social e de internacionalização, em consolidação.

Em 2021, o PGDPE tem 30 mestrandos e 40 doutorandos matriculados. Em 2022, 26 mestrandos e 51 doutorandos. 

Pular para o conteúdo