LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

O Laboratório de Psicologia Escolar, criado em 1990, desenvolve ações diversificadas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, assessorias e consultorias. O Laboratório mantém intercâmbio científico com instituições de ensino superior e de pesquisa nacionais e internacionais, além de contar com a cooperação acadêmica externa de vários professores. As pesquisas realizadas pelo Laboratório visam:
estudar a formação inicial e continuada e a atuação institucional do psicólogo em contextos educacionais tradicionais e emergentes;
desenvolver metodologias inovadoras de pesquisa, de intervenção e de avaliação para o estudo dos processos de desenvolvimento humano ao longo da vida em diferentes contextos educativos;
investigar o processo de ensino-aprendizagem e suas implicações para o desenvolvimento de estratégias de intervenção nos processos educativos, em diversos contextos;
desenvolver e avaliar perfil e competências, seja do ponto de vista individual ou institucional, em diversos níveis e modalidades de ensino.

Os fundamentos epistemológicos e teóricos sustentam-se tanto na Psicologia Histórico Cultural, de Vygotsky e colaboradores, quanto na Psicologia Sistêmica. Os aportes metodológicos são sustentados por metodologias qualitativas e quantitativas.

Os principais temas em investigação são: Processos de desenvolvimento humano, aprendizagens e construção de conhecimento em contextos de educação formal e informal, em suas diversificadas organizações e modalidades; Questões teórico-conceituais e práticas relativas à Psicologia Escolar; Formação e atuação do psicólogo escolar; Desenvolvimento e avaliação de competências em contextos de formação profissional inicial e continuada; Educação superior, políticas e intervenção; Avaliação institucional na Educação Superior; Avaliação educacional nas diversas modalidades de ensino; Articulações entre Psicologia e Educação na formação de professores e demais profissionais que atuam no contexto educativo; Criatividade e desenvolvimento humano; Fatores que se associam à superdotação, expertise e produção criativa superior; Processos criativos nos contextos educacional e das organizações; Construção de instrumentos avaliativos; Políticas educacionais e Psicologia; Processos envolvidos na dinâmica da criatividade e desenvolvimento de talentos no contexto educacional; Desenvolvimento Humano, interações Homem-Máquina e Virtualidade; Psicologia, Educação e Educação Especial: processos de desenvolvimento e intervenção nos contextos da escola, da família e da comunidade.

As docentes do Laboratório de Psicologia Escolar orientam estudantes de iniciação científica, de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) vinculados às linhas de pesquisa do PGPDE. Elas coordenam Grupos de Pesquisa do CNPq, consolidados e certificados pela instituição: Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano e Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano: pesquisa, formação, intervenção. Também participam e coordenam o Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

O Laboratório de Psicologia Escolar mantém intercâmbio científico com diversas instituições, além de contar com a cooperação acadêmica externa de vários pesquisadores e professores. Intercâmbios nacionais: Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Rede Nacional Ciência para Educação (Rede CpE), Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis), Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CAMPINAS, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Intercâmbios internacionais: Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), Associação Nacional de Estudo e Intervenção em Sobredoção (ANEIS), Portugal, Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas, International Society for the Study of Creativity and Innovation, Universidade do Minho e Universidade do Porto, Portugal, University of Connecticut, EUA. São gestoras de intercâmbios nacionais e internacionais com os professores e pesquisadores: Profº Dr. Leandro Almeida (Universidade do Minho - Portugal), Profº Dr. Alberto Amaral (Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES), Portugal, Profª Drª Diana Dias (Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES), Portugal; Prof. Dr. Rui Lima (Universidade do Minho, Portugal), Profª Drª Diana Mesquista (Universidade Católica do Porto, Portugal); Profª Drª Isabel Abreu Lima, (Universidade do Porto, Portugal); Prof. Dr. Del Siegle e Joseph Renzulli (University of Connecticut, Estados Unidos), Profª Drª Ema Oliveira (Universidade da Beira Interior, Portugal), Profª Drª Maria de Fátima Morais (Universidade do Minho, Portugal), Profº Dr. Mauro Luiz Rabelo (UnB/MAT), Profª Drª Marlis Morosini Polidori (UFRGS, IPA), Profª Drª Gladys Beatriz Barreyro (USP), Profª Drª Raquel de Souza Lobo Guzzo (PUC-Campinas), Profª Vera Trevisan PUC-Campinas), (Profª Drª Virgínia Dazanni (UFBA), Profª Drª Fabíola Braz Aquino (UFPB), Profª Drª Aline Menezes (UFPA); Profª Drª Pollianna Galvão (UFMA, Uniceuma).

As professoras do Laboratório de Psicologia Escolar atuam em consultorias junto a Organismos Internacionais (ONU/PNUD), Órgãos Governamentais estaduais e federais (MEC, INEP, SEEDF), Instituições Públicas (INSS, Caixa Econômica Federal), Associações Profissionais (Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia) e outras instituições nas seguintes áreas: Avaliação da Educação Superior; Educação a distância; Desenvolvimento de Competências na Gestão de Pessoas; Altas Habilidades/Superdotação, Educação Especial; Formação de Psicólogos; Formação Profissional. No âmbito do Distrito Federal, desenvolvem ações junto a profissionais (psicólogos, pedagogos e professores) da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), oferecendo cursos, assessoria à prática profissional, formação em serviço, estágios por meio dos seguintes Projetos de Extensão de Ação Contínua: (1) Projeto Permanente de Extensão Integração Universidade/Psicologia Escolar (desde 1995). (2) Serviço de Apoio Psicoeducacional a Família do Superdotado/ Altas Habilidades: Ciclo de Palestras para Pais.
(3) Cursos de Extensão.
(4) Assessoria e formação continuada em serviço.
(5) Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Jovens Talentos. São integrantes em atuação: Profª Drª. Claisy Maria Marinho-Araujo (Coordenadora, Psicologia UnB), Profª Dra. Denise de Souza Fleith (Psicologia, UnB) Profa. Dra. Jane Chagas (Psicologia, UnB), Profª Drª Renata Prado (egressa do programa de pós-graduação e recém-contratada; está em preparação para o credenciamento ao PGPDE).

As professoras coordenam e desenvolvem, desde 2009 em edições anuais, o Colóquio de Psicologia Escolar, evento científico que agrega estudantes da graduação, da pós, docentes do programa e do Instituto de Psicologia e profissionais externos, nacionais e internacionais da área da Psicologia Escolar, Desenvolvimento Humano e afins. Desde 2018, também coordenam o Colóquio Internacional de Psicologia Escolar que tem ocorrido na Universidade do Minho, em Portugal. Há equipamentos necessários à produção de pesquisa e formação de novos pesquisadores.