- Links de interesse:

• Repositório Institucional da UnB (Página inicial)
• Acesso às Teses e Dissertações do PED
Acesso às Teses e Dissertações do IP

 


 

2022

Defesa Nome do discente Dissertação Orientador(a)
29/04/2022  Andressa Queiroz Fernandes  Corpo manifesto das Psicólogas: ativismo feminista e contexto político na constituição da narrativa   Fabricia Teixeira Borges
25/02/2022  Marina Cauhi de Oliveira Taglialegna  Funções Executivas: Transtorno do Espectro Autista e Cuidado Parental  Gabriela Sousa de Melo Mietto
25/02/2022  Gabriel de Oliveira Jorge  Crenças do Self Criativo de Estudantes do Ensino Médio de Escolas Civis e Militares  Denise de Souza Fleith
14/02/2022  Dominique Miranda Galvão  Atuação do Psicólogo Escolar no Atendimento ao Aluno Superdotado Segundo Psicólogos, Professores e Familiares  Denise de Souza Fleith

 

Defesa Nome do discente Tese Orientador(a)
       
04/08/2022  Frederico Guerreiro Ferreira  Os Serviços Escola dos cursos de graduação em Psicologia e a formação inicial em Psicologia Escolar no estado de Goiás  Claisy Maria Marinho-Araujo
03/06/2022  Glenda Matias de Oliveira Rosa  A experiência literária vivenciada entre pais e filhos de 3 a 5 anos no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre logoterapia e educação  Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
10/05/2022  Theresa Raquel Borges de Miranda  Cultura de Paz na Escola: Práticas Dialógicas e  Desenvolvimento da Autonomia dos Estudantes como Mobilizadores de Mudança  Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu Branco
04/05/2022  Lady Daiane Martins Ribeiro  A argumentação no processo de alfabetização de crianças de 6 a 7 anos  Fabricia Teixeira Borges
31/03/2022  Andressa Urtiga Moreira  Experiência estética nas escolas com adolescentes meninas: narrativas e constituição de sentidos  Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
23/03/2022  Rute Nogueira de Morais Bicalho  Desenvolvimento e inovação do self: práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem  Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / César Coll Salvador
11/03/2022  Fernanda Pimentel Faria de Miranda  - Link Indisponível até 31/03/2023 por requisição da discente -  Silviane Bonaccorsi Barbato 
07/03/2022  Fernanda Santos Oliveira  Concepções de atletas de futebol sobre a Síndrome de Burnout  Regina Lúcia Sucupira Pedroza
24/01/2022  Francisca Bonfim de Matos Rodrigues Silva  A configuração da relação dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA  Maristela Rossato

2021

 

Defesa Nome do discente Dissertação Orientador(a)
21/12/2021  Mozaniel Mendes Pereira Lima  O ensinar e aprender na configuração subjetiva do "ser" professor em tempos de pandemia da covid-19  Wilsa Maria Ramos
30/11/2021  Camila Nascimento Vieira Rabello  Estudo sobre o bem-estar subjetivo em adolescentes talentosos  Jane Farias Chagas Ferreira
19/11/2021  Tainá Mani Almeida  Maternagem e Espectro do Autismo: Um estudo de caso com narrativas  Silviane Bonaccorsi Barbato 
05/11/2021  Maurício Morais Carvalho  Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em psicologia escolar  Claisy Maria Marinho-Araujo
22/10/2021  Matheus Sousa Macena Interpretações de Si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico  Silviane Bonaccorsi Barbato 
31/08/2021  Rayane Cristina Chagas Silva  A autista e o mundo: um estudo de caso na perspectiva da psicologia cultural   Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
29/04/2021  Michelle de Faria Nunes  Dimensão subjetiva da relação entre o psicólogo escolar e os professores nas ações e relações do cotidiano da escola  Maristela Rossato
23/03/2021  Suellen Cristina Rodrigues Um estudo sobre  a expressão criativa na adolescência: percepção de pais, educadores e adolescentes   Jane Farias Chagas Ferreira / Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho
10/03/2021  Luana de Melo Ribas O processo criador da criança com autismo em espaços brincantes: imaginação-emoção e o coletivo  Gabriela Sousa de Melo Mietto
09/03/2021  Thais Neves Gerbassi Atenção compartilhada nas relações triádicas: um estudo a partir da mãe e seus filhos  Gabriela Sousa de Melo Mietto
02/03/2021  Lênia Márcia Gonçalves Interações triádicas na Educação Precoce: análise dos sistemas semióticos de bebês prematuros  Gabriela Sousa de Melo Mietto
01/03/2021  Beatriz de Paula Batista El-Khouri Um agente socioeducativo em curso: análise dialógico-desenvolvimental dos posicionamentos do sistema de self  Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

 

Defesa Nome do discente Tese Orientador(a)
16/07/2021  Juliana Regina Avelar de Nóbrega  Tornar-se reitor(a) na Universidade de Brasília: contribuições para uma outra ética acadêmica  Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
 Jordi García Farrero
30/04/2021  Elen Alves dos Santos  Cortes corporais e recortes de histórias de vida: adolescências, traumatismo - contribuições da psicanálise  Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
26/03/2021  Gleicimar Gonçalves Cunha Formação e desenvolvimento do agente socioeducativo: um processo de revisão de campos afetivo-semiótico   Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

2020

Defesa Nome do discente Dissertação Orientador(a)
27/11/2020  Vanessa Santamalvina dos Santos Desenhando trajetórias de desenvolvimento humano: um experiência dialógica na educação integral  Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
24/11/2020  Talita Costa Santos  Protagonismo na Cultura Digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes  Wilsa Maria Ramos
19/03/2020  Regina Jodely Rodrigues Campos Aguiar  A criança na educação infantil: A roda de conversa como espaço/tempo de infância, criação e experiência  
24/01/2020 Vanessa Rosa Bastos da Silva

 Dinâmicas de Significação e Vivência Escolar de Adolescentes em Medida Socioeducativa

 


  

Defesa Nome do discente Tese
30/03/2020  Carine Mendes da Silva   Estratégias Pedagógicas e Desenvolvimento Humano: um estudo sobre uma escola bilíngue para surdos do Centro-Oeste
25/03/2020  Juliana Crespo Lopes  Educação centrada em estudantes de licenciatura: um processo de tornar-se docente
19/03/2020  Gleice Aline Miranda da Paixão  A imaginação e seu lugar no currículo, nas narrativas e na prática docente
19/03/2020  Rejane Arruda Ribeiro  Ocupações de escolas públicas de ensino médio no DF em 2016: uma construção a partir da (con)vivência com os estudantes
20/03/2020  Suzi Brum de Oliveira   Reflexividades juvenis: narrativas em movimento pelas ruas da periferia-cidade
20/03/2020  Alexandre de Albuquerque Mourão  Arte, memória e justiça de transição: trajetória de artistas ex-perseguidos políticos da ditadura
19/03/2020  Lêda Maria de Carvalho Ribeiro Holanda Desenvolvimento da argumentação mediada por recursos transmídia em crianças
20/02/2020  Flávia Silva Neves  Nomadismo digital: produção de significados em trabalhos móveis mediados por tecnologias digitais
17/02/2020  Júlia Campos Clímaco  Apenas a matéria vida era tão fina”: Experiências maternas de mulheres com filhos com Tay-Sachs

 


2019

 

 

Defesa Nome do discente Dissertação
08/09/2019  Vilma Gonçalves do Vale    Sistemas semióticos em contexto de aprendizagem: criança com Síndrome de Down - professora do AEE - jogo de matemática
26/08/2019  Thaysa Pacheco Cacau   O perfil profissional do psicólogo escolar do piauí: umas sempre para a formação e atuação perspectiva crítica
06/08/2019  Margarida da Conceição Silva  A compreensão de pessoas com deficiência intelectual sobre o ambiente de trabalho
26/07/2019  Ana Paula da Silva Campos   Conflitos entre crianças e desenvolvimento moral na perspectiva dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental
12/08/2019  Rômulo Ataídes França   Produção de leitura de si em pessoas de migrantes
15/08/2019  Nathália Ferreira Borba  Relação Família-Escola e Educação do Campo: Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
12/07/2019  Urielma Lima Ferreira   O talento no assentamento rural: o estudo de caso de um adolescente superdotado
07/08/2019  Priscila Nascimento Dias  O desenvolvimento cultural do bebê: o uso do livro como objeto mediador
Julho/2019  Larisse Vasconcelos Costa Cavalcante  Dinâmicas das significações de si e transições de desenvolvimento de uma criança da educação infantil para o ensino fundamental
Julho/2019  Marcela Araújo Moraes Ribeiro  Transformação na educação: a dimensão pessoal da reconfiguração das práticas docentes
30/07/2019  Luciana Dantas de Paula   Diversidade e Desconstrução de Preconceitos: Estudo de Práticas Correntes de Projeto em Escola Pública do DF
15/07/2019   Ana Claudia Damásio Ayres Lopes  Transição para a vida universitária de estudantes com alto rendimento escolar no ensino médio
19/06/2019  Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa  Desenvolvimento emocional de alunos superdotados: estudo comparativo sobre excitabilidades
19/03/2019  Jéssica de Medeiros Possatto  Práticas educativas em contextos educativos: sempre para a atuação do psicólogo
19/03/2019  Matheus Asmassallan de Souza Ferreira  A atuação da psicologia escolar na educação superior: possibilidades de enfrentamento ao racismo institucional
22/03/2019  Claristina Borges da Silva   Posicionamentos do self e identitário de professores tutores ead
19/03/2019  Priscila Pereira Mendes Nascimento  Quando cuidar é preciso: análise de trajetórias de mulheres face à necessidade de cuidar de pessoa idosa da família
22/03/2019  Carolina Bauchspiess  Psicologia escolar e comunidades de aprendizagem: caminhos para a educação em direitos humanos
12/03/2019  Ana Luiza Faria Lima  Concepções de professores da educação infantil sobre a inclusão escolar: um estudo de práticas pedagógicas
Março/2019  Alessandra Rezende Dutra de Andrade  O acompanhamento não medicamentoso da criança diagnosticada com tdah
21/02/2019  Cíntia de Araújo Matos  O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar e formação sobre os processos de atuação
20/02/2019  Marlene Pereira Chaves  Desenvolvimento subjetivo de estudantes com deficiência intelectual como processo mobilizador da aprendizagem escolar
22/02/2019  Samanta Couto Rodrigues  O desenvolvimento subjetivo do estudante indisciplinado: ampliando olhares sobre a emergência do sujeito
26/02/2019  Waleska Karinne Soares Coutinho Souto  Inclusão Educacional de um Aluno Superdotado com Transtorno de Asperger no Fundamental: Um Estudo de Caso
19/02/2019  Marina Nogueira de Assis Fonseca  Relação entre Criatividade, Inteligência, Personalidade e Superdotação no Contexto Educacional

 

Defesa Nome do discente Tese
03/12/2019  Renata Magalhães Naves  Experiência estética e posicionamento ético: a arte com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
23/08/2019  Lorena de Almeida Cavalcante   Formação continuada em psicologia escolar: (re)configurando sentidos na prática profissional
14/08/2019  Patrício Câmara Araújo   Constituição identitária docente de licenciandos: posicionamentos do self e estética de si
21/03/2019  Danilo Nogueira Prata  Interações de estudantes em formação docente mediadas por atividades em ambientes virtuais
12/03/2019  Caroline Zamboni de Souza  A cartografia como dispositivo para estudo do desenvolvimento adulto no contexto da comunidade de prática
11/03/2019  Lígia Carvalho Libâneo  Tornar-se servidor/a técnico-administrativo/a na universidade de brasília: a mediação da psicologia escolar
25/02/2019  Fabíola Ribeiro de Souza  Compensação e emoções de pessoas com deficiência intelectual e valorizada socialmente
14/02/2019  Nívea Pimenta Braga  Processo criativo e docentes na percepção de professores da educação superior

 


2018

Defesa Nome do discente Dissertação 
 26/06/2018   Bruna Pacheco de Almeida   De visualizador a criadora: a criança como protagonista de seus processos de desenvolvimento na cultura midiática
 21/02/2018  Raissa Silva Paulino   A subjetividade dos estudantes em situação de vulnerabilidade Social: sobre o sujeito que aprende

 

Defesa Nome do discente Tese
10/12/2018   Julia Chamusca Chagas  Atuação da psicologia escolar frente à patologização e medicalização da educação superior
23/08/2018  Kélita Rejanne Machado Gonçalves Cunha  Produção de subjetividade entre o dentro e dentro da medida socioeducativa na produção: uma abordagem semiótica- fronteira do desenvolvimento
26/07/2018  Marina Teixeira Mendes de Souza Costa  A unidade corpo-mente nas atividades criadoras de brincar, narrar e desenhar das crianças cegas ou com baixa visão
31/07/2018  Débora da Silva Noal  Atenção psicossocial e saúde mental: analisando diretrizes e ações para uma gestão integral de riscos e de desastres
14/06/2018   Bianca Cristine Gomide Costa  Caminhos para predição cognitiva do desempenho: um modelo de variáveis ​​socioemocionais
27/02/2018   Renata Muniz Prado Basto  Identificação e promoção do talento feminino: conhecendo trajetórias e despertando potenciais

 


          2017 

Defesa Nome do discente Dissertação 
18/08/2017  Jaisson Rodrigo Costacurta  A psicologia e sua práxis em políticas públicas
16/02/2017  Denise Soares Oliveira  O brincar e as concepções de conceitos matemáticos de crianças de 5 anos
21/07/2017  Teresa Raquel Borges de Miranda  Cultura, violência e escola dinâmica relacional: um estudo com alunos e professores de pública em contexto de baixa renda
18/08/2017   Telma Silva Santana Lopes  A dimensão subjetiva das queixas de dificuldades de aprendizagem escolar
31/03/2017  Soraya Carvalho Pereira Rocha  Análises docentes do processo histórico de inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede pública do ensino federal – os últimos anos
17/02/2017   Silvana Goulart Peres   O processo de significação da professora contadora de histórias e a interação com crianças no contexto da biblioteca escolar
28/03/2017  Raquel Rodrigues Capucci  Perejivanie: um encontro de vigotski e stanislavski no limiar entre psicologia e arte

28/03/2017

 Nilcea Moreno Rodrigues  Professor Sistema Socioeducativo: conquistas, desafios e perspectivas para a promoção do desenvolvimento adolescentes
20/03/2017  Nathália Pereira de Oliveira  Processos identificatórios de adolescentes negros(as): a escola como potencializadora de espaços identitários
16/02/2017  Denise Soares Oliveira   O Brincar e as concepções de conceitos matemáticos de crianças de 5 anos
06/04/2017  Camila Moura Fé Maia  Psicologia escolar e patologização da educação: concepções e possibilidades de atuação
28/03/2017   André Alexandre Antunes    Processo de Inclusão no Instituto Federal de Goiás: O Papel do Psicólogo
23/07/2017  Adrielly Garcia Siebert   As concepções e práticas de psicólogos escolares e clínicos referentes ao processo de ensino aprendizagem de crianças diagnosticadas com tdah
09/03/2017  Maria Angélica da Silva  O brincar de faz de conta da criança com autismo: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural
06/03/2017  Danyelle Natacha dos Santos Gois  Produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos
09/02/2017  Cátia Candido da Silva  Religião, família, formação e profissão: a amálgama no processo de significação das concepções de gênero em professores

  

Defesa Nome do discente Tese
24/08/2017  Rossana Mary Fujarra Beraldo  Dinâmicas de intersubjetividade em atividades colaborativas em contexto mediado por fórum online no ensino médio
27/03/2017  Dayane Silva Rodrigues  Grupo como dispositivo socioeducativo-dialógico: reflexões sobre uma intervenção com adolescentes em meio aberto
23/03/2017  Daniela Schmitz Wortmeyer   O desenvolvimento de valores morais na socialização militar: entre a liberdade subjetiva e o controle institucional
29/03/2017  Bárbara Cristina Duqueviz  Tecnologias digitais: sentidos atribuídos por adolescentes à aprendizagem de língua estrangeira
17/03/2017  Patrícia Andréa Osandón Albarrán  O ofício da dança e a bailarina cega ou com baixa visão: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural
16/03/2017  Polianne Delmondez  Cartografia das práticas de subjetivação em experiências trans
08/03/2017 Daniela Vilarinho Rezende  Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação na educação superior: atuação de professores e percepção de estudantes
15/02/2017  Lígia Rocha Cavalcante Feitosa  Psicologia escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : contribuições para a atuação na educação superior

 


2016 

Defesa Nome do discente Dissertação 
27/04/2016  Fábio Sucupira Pedroza  Imaginação, atividade criadora e interações na produção artístico musical: estudo cartográfico de uma banda
12/04/2016  Hugo Soares Pinho  A psicologia e o psicólogo do esporte: uma formação necessária
18/03/2016  Leonardo Vieira Nunes  Indicadores do perfil profissional do psicólogo escolar das equipes especializadas de apoio à aprendizagem da secretaria de educação do DF
19/02/2016   Tânia Naves Nogueira Lôbo  Perfil do aluno superdotado: análise de dossiês de alunos participantes de uma sala de recursos no período de 1999 a 2013

 

Defesa Nome do discente Tese
14/12/2016  Cláudio Márcio Araújo   Desenvolvimento do sistema de self de jovens católicos vocacionados á vida religiosa consagrada
01/06/2016  Carolina Rodrigues Catunda   Aspects psychosociaux de la qualité de vie des personnes vivant avec le VIH : une étude transculturelle entre la France e le Brésil
13/04/2016  Sandra Regina Santana Costa  Trajetória profissional de professoras do ensino médio: sentidos e usos de tecnologias digitais na sala de aula
04/03/2016  Letícia de Sousa Moreira  Violência e paz: construção de conceitos, valores e posicionamentos de oficiais da polícia militar
17/03/2016  Hérica Landi de Brito  Coping religioso, resiliência e qualidade de vida de pessoas com HIV/AIDS
15/02/2016  Graziela Sousa Nogueira  Efeitos de intervenção cognitivo-comportamental sobre a percepção de doença de pessoas que vivem com HIV/AIDS