LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA CULTURAL (LABMIS)

As pesquisas do LABMIS envolvem estudos sobre processos de desenvolvimento humano no curso de vida, analisados a partir de uma perspectiva teórico-epistemológica dialógica, fundamentada na psicologia cultural semiótica. O LABMIS foi fundado em 1995 pelos professores Angela Branco, Diva Maciel, Thereza Mettel e Jaan Valsiner, sendo então denominado Laboratório de Microgênese das Interações Sociais, nome que manteve até 2017.

No Labmis, nutre-se um profundo interesse teórico que se traduz no desenvolvimento de um conhecimento científico que enfatiza os processos de subjetivação em diferentes contextos socioinstitucionais. O foco dos estudos incide nas interações e relações sociais contextualizadas, na perspectiva da psicologia cultural e dialógica, que tem como base a abordagem histórico-cultural e a concepção de sujeito ativo e construtivo em diálogo com a alteridade. Além de aspectos teóricos e empíricos, as pesquisas desenvolvidas no Labmis têm o compromisso de contribuir para promover a construção democrática de uma cultura de paz que valorize o ser humano, isto é, uma cultura caracterizada pela colaboração entre as pessoas, pela liberdade, pelo respeito ao outro, pela responsabilidade social, pela autonomia de pessoas e povos, e pela celebração da diversidade, tudo isso base essencial para a construção de um mundo melhor.

Desenvolvem-se ações de pesquisa, extensão e formação de graduação e pós-graduação, que contribuem não apenas para a formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento da ciência psicológica, mas, especialmente, capazes de uma reflexão crítica sobre a realidade. As ações do Labmis são orientadas por valores pró-sociais e visam efetivamente contribuir para a coconstrução de uma cultura de paz, de não violência, de cooperação, justiça, respeito à diversidade e à democracia.

Além desses, são igualmente temas que fundamentam as ações do laboratório: a questão da subjetividade, a análise dos processos psicológicos nos diferentes níveis em que ocorre o desenvolvimento humano (microgenético, mesogenético e macrogenético), com o objetivo de construção do conhecimento científico e de metodologias para o trabalho psicológico em diferentes contextos.

As temáticas abordadas pelo laboratório envolvem a gênese e os processos do desenvolvimento humano na perspectiva dialógica, com ênfase no caráter histórico e sociocultural do ser humano, a saber: Processos de desenvolvimento na infância e adolescência em contextos educativos;  Educação infantil; Cultura da Paz; Desenvolvimento Moral, da Ética e dos Valores Humanos; Desenvolvimento do Self Dialógico; Teoria e Metodologia para o estudo do Desenvolvimento Humano; As dinâmicas de desenvolvimento em contextos marcados pela diversidade e a desigualdade (por exemplo, autores de Infração, minorias e pessoas com deficiências); Identificação e análise de processos de Desenvolvimento Humano em diferentes momentos do curso de vida, com foco em rupturas em transições; Processos de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem escolar, formação de professores; Novas tecnologias de comunicação e informação, e educação a distância; Desenvolvimento da subjetividade; Desenvolvimento da criatividade e os processos criativos. As docentes do laboratório coordenam o grupo de Pesquisa Psicologia Cultural (DGP/CNPq) e o Grupo de Trabalho Psicologia Dialógica na ANPEPP.

Quatro professoras-pesquisadoras compõem o Labmis: Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira (coordenadora atual), Angela Uchoa Branco, Monica Neves-Pereira e Sandra Ferraz Freire. O Professor Jaan Valsiner (Aalborg University, Dinamarca) é membro atuante do Labmis desde sua inauguração, mediante vários intercâmbios científicos patrocinados pelo CNPq, CAPES, National Science Foundation e Fullbright.

O Labmis se organiza na forma de dois tipos de ações, as que envolvem todos os integrantes, como é o caso do plano de ação “Transições no curso de vida: Desenvolvimento, Educação e Cultura de Paz”, aprovado em 2019 no âmbito do Edital Programa Capes de Internacionalização (Capes Print), e o Seminário de Pesquisas do Labmis, evento aberto que ocorre desde a criação do laboratório, em 1996, com o objetivo de discutir projetos, estudos e apresentações de professores e discentes de graduação e pós-graduação, relacionados aos distintos desdobramentos da psicologia cultural semiótica. Desde 2020, estes seminários, que têm frequência semanal, contam com a parceria do Laboratório Diálogos, da Faculdade de Educação/UnB, coordenado pela profa. Sandra Freire, em ações conjuntas. Além destas, estamos organizadas em três núcleos de pesquisa, assim divididos: Creatio (Grupo de estudos em psicologia cultural da criatividade), coordenado por Mônica Neves Pereira; GAIA (Grupo de Ações e Investigação das Adolescências, coordenado por Maria Cláudia Oliveira), e GPAZ (Grupo de pesquisas em cultura da paz), coordenado por Angela Branco e Sandra Freire.

Em todas as ações conta-se com a participação e a colaboração de pesquisadores de outras instituições, brasileiras e estrangeiras. Hoje são vários os projetos e colaboradores nacionais e internacionais que mantém sistemática colaboração com o Labmis. O principal intercâmbio acadêmico mantido pelo Labmis é com o Center Niels Bohr de Psicologia Cultural, da Aalborg University, fundado pelo Dr. Valsiner e Brady Wagoner, em 2013. São membros do referido centro de pesquisa dinamarquês que tem ativa colaboração com o Labmis: Dr. Jaan Valsiner (AAU, Dinamarca), Dr. Brady Wagoner (AAU, Dinamarca); Dr. Mogens Jensen (AAU, Dinamarca); Dr. Luca Tateo (UDO, Noruega), Dr. Ignacio Brescó (AAU, Dinamarca; UAM, Espanha); Dra. Giuseppina Marsico (UniSa, Itália; UFBA).

Há colaboração sistemática com a Universidad Autónoma de Madri, em particular com os professores Dr. Alberto Rosa, Dr. Ignácio Brescó e Dr. Javier Murillo. Tal parceria foi motivo de projeto interinstitucional financiado por Edital da CAPES e Fundação de Ciência e Tecnologia da Espanha, de 2007 a 2010, quando oportunizou a realização de estágio pós-doutoral de três professoras e doutorado-sanduíche de três estudantes de doutorado brasileiras e dois, espanhois. Desde então, há coloboração de pesquisa e publicações e o prof. Brescó esteve como professor visitante no Brasil, com ações em 2019 e 2020, financiado pelo Programa Capes Print. Apoiada pelo mesmo programa, a doutoranda Thereza Rachel Borges de Miranda esteve na UAM, em 2020, realizando um semestre de doutorado-sanduíche, sob a coorientação do prof. Murillo.

Destaca-se a parceria com a Webster University (Suíça), capitaneada pelo professor Vlad Glaveanu, e que se estende desde 2017. Temos estreitado e fortalecido a colaboração de pesquisa com grupos e IES latinoamericanas, na perspectiva da formação de redes sul-sul: Dr. Monica Roncancio-Moreno (Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia); Dr. Javier Tapia (Universidad de Costa Rica); Dra. Rebeca Puche (Universidad del Valle, Cali, Colômbia); Dr. Fernando Andacht, Mariela Michel (Universidad de la República, Uruguay).

Novas parcerias internacionais foram recentemente estabelecidas: com o prof. Koji Komatsu, da Universidade Osaka-Kyoiku, Japão. Após a realização de três simpósios, respectivamente em 2018, 2019, e 2021, em 2020 se deu convite para colaboração em coletânea organizada pelo pesquisador japonês, prevista para publicação em 2021.

Importante parceria se consolida com os pesquisadores e instituições parceiras da rede Spread, entre elas a Universidade de Aalborg (Mogens Jensen, Mie Engen), London University College (Dr. Claire Cameron, Ms. Cecile Remy), Dundee University, Escócia (Dr. Mark Smith), Albertay University, Reino Unido (Sebastian Montreaux); Via University, Dinamarca (Jan Jaap, Lotte Junker Harbo), International Social Pedagogy Professional Association (Robyn Kemp), e PUC- Rio (Maria Helena Zamora). Além de eventos científicos, o grupo está em vias de editar segundo número temático, com trabalhos sobre diferentes perspectivas sobre o trabalho pedagógico no campo psicossocial.

Além destas, é importante mencionar outros pesquisadores, estrangeiros e brasileiros que, em diferentes momentos, colaboraram com pesquisas desenvolvidas no Labmis: Dr. João Salgado (ISMAI/Portugal); Dr. Miguel Gonçalves (UMinho, Portugal);  Dr. Michael Bamberg (Clark University, USA);   Dra. Maria da Conceição Lyra (UFPE); Dra. Lívia Simão (USP); Dr. Danilo Silva Guimarães (USP); Dra. Ana Cecília Bittencourt Bastos (UFBA);  Dra. Marina Assis Pinheiro (UFPE); Dra. Helga Loos-Santanna (UFPR), Dra. Elsa de Mattos (UCSal), Dra. Maria Virgínia Dazzani (UFBA).