Processos de Desenvolvimento e Cultura
A linha Processos de Desenvolvimento e Cultura tem como objetivo investigar, por meio de diversificadas estratégias metodológicas quantitativas e qualitativas, diferentes dimensões da relação entre desenvolvimento humano e cultura. O interesse na relação de desenvolvimento humano e cultura desdobra-se em orientações para definição de problemas em pesquisa, inter-relacionadas e complementares, que se expressam nos temas e objetivos dos projetos de pesquisa em andamento: desenvolvimento dos processos e funções psicológicas semioticamente mediadas (linguagem, cognição, afetividade, memória, imaginação, estética, processos criativos etc); trajetórias de desenvolvimento humano no curso de vida, considerando-se as diferentes especificidades de cada pessoa, e a interação entre dimensões pessoais, socioinstitucionais e culturais ao longo da ontogênese; desenvolvimento do senso de si, que envolve o estudo de temas como self, identidade, e subjetividade. Os estudos conduzidos na linha de pesquisa contribuem para a construção de modelos interpretativos que consideram os aspectos culturais, universais e idiossincráticos, de características únicas dos indivíduos em desenvolvimento, que atuam, interagindo mediados por ferramentas analógicas e/ou digitais em características únicas dos indivíduos em desenvolvimento, que interagem mediados por ferramentas analógicas e/ou digitais em diferentes espaços e escalas de tempo. Consideram o desafio de se produzir generalizações em psicologia do desenvolvimento, frente às características e complexidades de um mundo globalizado, com condições de socialização profundamente desiguais que restringem as possibilidades de desenvolvimento humano. Refletem o compromisso de contribuir para a inclusão social e educativa com a promoção das pessoas e minorias.
À luz dos eixos mencionados, exemplificam-se alguns projetos em andamento, relacionados à linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento e Cultura, conforme recomendação da avaliação da CAPES: A formação profissional como processo de desenvolvimento da subjetividade: desafios e contribuições; Convencionalizações em trajetórias educacionais e metodologias dialógicas nos processos de escolarização e formação profissional inicial e continuada mediada por tecnologias digitais; Criatividade e desenvolvimento de talentos: questões teóricas, conceituais e metodológicas; Gaia/SPPREAD - formação e atuação em socioeducação: pressupostos interdisciplinares e contribuições da psicologia do desenvolvimento/Social pedagogy, practice, research and development international network; Identidade docente: a mediação estética na construção de si; Transições no curso de vida: desenvolvimento, educação e cultura de paz.
Processos Educativos e Psicologia Escolar
A linha Processos Educativos e Psicologia Escolar tem como objetivo investigar, por meio de abordagens multimetodológicas, formação e atuação em Psicologia Escolar considerada área de pesquisa e de produção de conhecimento, inserida em diversos campos e contextos emergentes, incluindo família, comunidades, instituições educativas, formais e informais, em seus diferentes níveis e modalidades, como educação infantil, básica, tecnológica, superior, a distância, especial; sistema socioeducativo; organizações não governamentais; centros de pesquisa; escola de línguas, entre outros. Os temas que orientam a produção de conhecimento nessa linha de pesquisa relacionam-se a: formação e atuação em psicologia escolar; contextos emergentes em psicologia escolar; políticas públicas; situação de vulnerabilidades, riscos, multiculturalismo, minorias, preconceitos, discriminação, migrações; formação e atuação docente, processos de ensino-aprendizagem, formação e atuação profissional; inclusão social e educacional; educação especial, altas habilidades e superdotação, entre outros.