O regulamento do PGPDE prevê que os estudantes de Mestrado devam cursar 28 créditos, enquanto os de Doutorado estão obrigados a cursar 36 créditos em disciplinas. A proposta curricular do PGPDE inclui disciplinas obrigatórias (apenas para o curso de Mestrado), optativas e domínio conexo. As duas últimas contemplam disciplinas de oferta coletiva e individual, que atendem Mestrado e Doutorado.
A inclusão de disciplinas obrigatórias no curso de mestrado tem o objetivo de oferecer ao estudante as bases epistemológicas, teóricas, metodológicas e éticas necessárias à produção do que, em muitos casos, é a primeira experiência de pesquisa. Além destas, o plano de estudos do mestrando pode prever também disciplinas optativas e de domínio conexo. As disciplinas optativas tratam de temas e tópicos específicos aos objetivos do PGPDE, voltados às questões clássicas em Psicologia e aos estudos e vivências contemporâneas, relacionados à especificidade das linhas do Programa. As disciplinas de Domínio Conexo são aquelas ofertadas por outros cursos de pós-graduação da UnB ou de outras IES, que contribuam para qualificar sua formação, através do trânsito entre contextos de aprendizagem.
Por outro lado, a inexistência de disciplinas obrigatórias na estrutura curricular do Doutorado visa possibilitar a composição de um plano de estudos autônomo, criativo e flexível, sensível às características do objeto e da trajetória acadêmica e profissional pregressa do estudante de doutorado, que pode organizar seus estudos entre quaisquer disciplinas de pós-graduação do PGPDE e da UnB que venham a contribuir com seu projeto de tese.
Uma formação de pós-graduação, robusta e sensível ao ethos contemporâneo da produção do conhecimento científico em um mundo globalizado não se esgota nas disciplinas. Ela ocorre, sobretudo, nas práticas coletivas e intersubjetivas de reflexão e produção de conhecimentos que acontecem nos laboratórios e núcleos de pesquisa, liderados pelos professores-pesquisadores do PGPDE, visitantes e colaboradores, brasileiros e estrangeiros. No PGPDE, há disciplinas optativas, lecionadas em língua inglesa e espanhola. As disciplinas denominadas Estudos Laboratoriais e Interlaboratoriais promovem experiências formativas inovadoras, pois são componentes curriculares flexíveis que oportunizam metodologias diversificadas, integração com estudantes PIBIC, participação de profissionais, docentes e pesquisadores de outros programas e da comunidade externa, nacional e internacional. Os doutorandos contam com apoio para realizar doutorado-sanduíche e duplo doutorado, no exterior.
Na Universidade de Brasília, a elaboração de dissertação e tese e a própria defesa de tese não correspondem a créditos; entretanto, nenhum estudante pode se manter matriculado no curso sem estar matriculado em disciplina. Por isso, a disciplina denominada ‘Elaboração de Tese/Dissertação’ é o componente curricular destinado ao processo de escrita do relatório de pesquisa nos semestres finais do percurso formativo.
Por fim, o PGPDE adere à política de Ações Afirmativas da UnB e, nos processos seletivos para mestrado e doutorado reserva de vagas para pessoas com deficiências, negros, indígenas e quilombolas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PARA MESTRADO E OPTATIVAS PARA DOUTORADO
*O aluno de MESTRADO deve cursar, pelo menos, uma das duas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II
EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR
Ementa: A questão epistemológica e filosófica do conhecimento. Conhecimento, verdade e teoria. Conhecimento, descoberta e ciência. Psicologia, ciência e cultura. Concepção de evolução e desenvolvimento humano. Teorias e metodologias para o estudo do desenvolvimento humano, processos educativos e Psicologia Escolar.
Créditos= 04
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E PSICOLOGIA ESCOLAR
Ementa: Desenvolvimento humano como processo no contexto sociocultural. Aspectos teóricos, metodológicos e éticos das pesquisas. A elaboração de projetos e relatórios científicos. As diferentes etapas do trabalho científico. Análise e discussão de projetos em desenvolvimento humano e psicologia escolar, com foco das discussões direcionado para as dimensões epistemológicas e metodológicas dos projetos. Ênfase nos projetos em andamento relacionados às linhas de pesquisa da área de concentração.
Créditos= 04
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO EM PSICOLOGIA 1*
Ementa: Desenvolvimento de atividades de ensino de graduação na área de Psicologia, sob orientação do professor responsável.
Créditos= 04
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO EM PSICOLOGIA 2 *
Ementa: Desenvolvimento de atividades de ensino de graduação na área de Psicologia, sob orientação do professor responsável.
Créditos = 06
a) DISCIPLINAS DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
b1) DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA MESTRADO E DOUTORADO
*Disciplinas Tópicos 1 e 2, Seminários 1 e 2, Produção de Textos Científicos, Estudos Inter- laboratoriais e Laboratoriais, Estágio Supervisionado 1, 2 e 3 poderão ser cursadas mais de uma vez.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ementa: História e relações entre conceitos, princípios, teorias e metodologias. A perspectiva do desenvolvimento no ciclo de vida. Diversidade teórica: história, paradigmas e modelos. Caracterização e análise crítica dos pressupostos e componentes dinâmico-estruturais de teorias do desenvolvimento. Perspectivas e limitações. A questão ética.
Créditos= 4
CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ementa: Abordagens contemporâneas das relações entre cultura e desenvolvimento. Conceitos, teorias e métodos. As perspectivas sócio-histórica e cultural e a crítica ao transculturalismo. Self, identidade, linguagem e cultura. Análise crítica de estudos contemporâneos.
Créditos= 4
MÉTODOS QUANTITATIVOS E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ementa: Métodos de pesquisa para o estudo do desenvolvimento humano na perspectiva quantitativa: planejamento, delineamento e análise de dados. Análise crítica de estudos na área. Aspectos éticos na pesquisa.
Créditos= 4
METODOLOGIA QUALITATIVA E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ementa: Questões teóricas e epistemológicas da metodologia qualitativa. Caráter dialógico e processual da investigação dos processos de desenvolvimento. Critérios de legitimidade da construção do conhecimento na pesquisa qualitativa. O empírico e o teórico na pesquisa qualitativa. Diferentes tendências e métodos. Aspectos éticos na pesquisa.
Créditos= 4
PSICOLOGIA ESCOLAR
Ementa: Análise da inter-relação entre Psicologia e Educação. Articulação da Psicologia Escolar aos fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento. História, epistemologia, ideologia e teorias da Psicologia Escolar. Formação inicial e continuada de psicólogos escolares. Psicologia Escolar e a formação de educadores: perfil e desenvolvimento de competências. Avaliação Psicológica. Inclusão Escolar. Psicologia Escolar e políticas públicas. Aspectos teóricos, metodológicos e éticos da pesquisa em Psicologia Escolar.
Créditos= 4
PROCESSOS CRIATIVOS
Ementa: O processo criativo. História, teorias e modelos da psicologia da criatividade. Desenvolvimento humano e artes temporais. Características cognitivas e sócio-afetivas relacionadas à criatividade. Fatores estimuladores e inibidores da criatividade. Métodos. Análise crítica de estudos na área.
Créditos= 4
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS
Ementa: Teorias e pesquisas sobre desenvolvimento atípico. A constituição biopsicossocial da pessoa. Desenvolvimento e educação: história, estudos e pesquisas. Escola: segregação e inclusão. Políticas públicas no Brasil, adaptações curriculares e perspectivas de desenvolvimento humano.
Créditos= 4
TÓPICOS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 1*
Ementa: Enfoques teóricos e metodológicos relevantes à área visando um aprofundamento específico em temáticas e questões históricas e teóricas, metodológicas contemporâneas dos processos psicológicos de desenvolvimento em suas diferentes dimensões em diferentes culturas. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 4
TÓPICOS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2*
Ementa: Enfoques teóricos e metodológicos relevantes à área visando o aprofundamento específico em temáticas e questões históricas e teóricas, metodológicas contemporâneas dos processos psicológicos de desenvolvimento em suas diferentes dimensões em diferentes culturas. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 2
TÓPICOS EM PSICOLOGIA ESCOLAR 1*
Ementa: Enfoques teóricos e metodológicos relevantes à área visando o aprofundamento específico em temáticas e questões históricas e teóricas, metodológicas contemporâneas em diferentes contextos educativos. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 4
TÓPICOS EM PSICOLOGIA ESCOLAR 2*
Ementa: Enfoques teóricos e metodológicos relevantes à área visando um aprofundamento específico em questões históricas e teóricas, metodológicas contemporâneas em diferentes contextos educativos. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 2
SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 1*
Ementa: Estudos avançados de temas contemporâneos da Psicologia do Desenvolvimento. Embasamento teórico-metodológico em temas relacionados aos processos psicológicos e dinâmicas de desenvolvimento humano em diferentes contextos culturais. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 4
SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2*
Ementa: Estudos avançados de temas contemporâneos da Psicologia do Desenvolvimento. Embasamento teórico-metodológico em temas relacionados aos processos psicológicos e dinâmicas de desenvolvimento humano em diferentes contextos culturais. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 2
SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR 1*
Ementa: Estudos avançados de temas contemporâneos da Psicologia Escolar. Embasamento teórico- metodológico em temas relacionados aos professos psicológicos de desenvolvimento em suas diferentes dimensões dos contextos educativos.
Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 4
SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR 2*
Ementa: Estudos avançados de temas contemporâneos da Psicologia Escolar. Embasamento teórico- metodológico em temas relacionados aos professos psicológicos de desenvolvimento em suas diferentes dimensões dos contextos educativos.
Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Créditos= 2
PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS *
Ementa: Oficina de produção textual: planejamento, escrita e revisão de textos científicos. Revisão e leitura crítica de textos científicos. Síntese de textos. Normas de publicação APA e ABNT. Submissão de manuscrito à revista científica.
Créditos= 4
ESTUDOS INTERLABORATORIAIS 1*
Ementa: Estudo e discussão avançados de textos teórico-metodológico específicos de interesse comum a projetos dos diferentes laboratórios, visando o desenvolvimento teórico-metodológico na formação do pesquisador e de um conjunto de projetos de pesquisa em andamento dos diferentes grupos de pesquisa do Programa. Conteúdo variável a critério do professor, grupo de pesquisa ou laboratório proponente.
Créditos= 4
ESTUDOS INTERLABORATORIAIS 2*
Ementa: Estudo e discussão avançados de textos teórico-metodológico específicos de interesse comum de projetos dos diferentes laboratórios, visando o desenvolvimento teórico-metodológico na formação do pesquisador e de um conjunto de projetos de pesquisa em andamento dos diferentes grupos de pesquisa do Programa. Conteúdo variável a critério do professor, grupo de pesquisa ou laboratório proponente.
Créditos= 2
ESTUDOS LABORATORIAIS*
Ementa: Estudo e discussão avançados de textos teórico-metodológico específico de interesse comum ao grupo de pesquisa proponente, visando o desenvolvimento teórico-metodológico na formação do pesquisador e de projetos de pesquisa em andamento no Laboratório. Conteúdo variável a critério do professor, grupo de pesquisa ou laboratório proponente.
Créditos= 2
MONITORIA *
Ementa: Participação, juntamente com o professor responsável pelas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, em tarefas condizentes com o seu grau de conhecimento em nível de Graduação ou Pós- Graduação. Experiência no planejamento das atividades, na preparação de aulas, no processo de avaliação e na orientação aos alunos, na realização de trabalhos práticos e experimentais. Participação na prática do ensino. Elo de ligação entre professor e alunos.
Créditos=2
DISCIPLINA OPTATIVA APENAS PARA O DOUTORADO (poderá ser cursada mais de uma vez).
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO EM PSICOLOGIA 3*
Ementa: Desenvolvimento de atividades de ensino em disciplinas de Estudo e Pesquisa em Psicologia para grupo de estudo temático na pós-graduação, sob orientação do professor responsável.
Créditos= 2
B3) DISCIPLINAS OPTATIVAS DE OFERTA INDIVIDUAL PARA MESTRADO E DOUTORADO
ESTUDO E PESQUISA EM PSICOLOGIA 1
Ementa: Atividades relacionadas aos diferentes momentos do desenvolvimento do projeto de pesquisa individual, desenvolvidas com o orientador. Estratégias de revisão da literatura. Conteúdo variável de acordo com o andamento de estudo individual e projeto.
Créditos= 2
ESTUDO E PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Ementa: Atividades relacionadas aos diferentes momentos do desenvolvimento do projeto de pesquisa individual, desenvolvidas com o orientador. Revisão da literatura. Conteúdo variável de acordo com o andamento de estudo individual e projeto.
Créditos= 2
ESTUDO E PESQUISA EM PSICOLOGIA 3
Ementa: Atividades relacionadas aos diferentes momentos do desenvolvimento do projeto de pesquisa individual, desenvolvidas com o orientador. Conteúdo variável de acordo com o andamento de estudo individual e projeto.
Créditos= 4
DISCIPLINAS OPTATIVAS DE OFERTA INDIVIDUAL PARA DOUTORADO
ESTUDO E PESQUISA EM PSICOLOGIA 4
Ementa: Atividades relacionadas aos diferentes momentos do desenvolvimento do projeto de pesquisa individual, desenvolvidas com o orientador. Conteúdo variável de acordo com o andamento de estudo individual e projeto.
Créditos= 2
ESTUDO E PESQUISA EM PSICOLOGIA 5
Ementa: Atividades relacionadas aos diferentes momentos do desenvolvimento do projeto de pesquisa individual, desenvolvidas com o orientador. Conteúdo variável de acordo com o andamento de estudo individual e projeto.
Créditos= 2
ESTUDO E PESQUISA EM PSICOLOGIA 6
Ementa: Atividades relacionadas aos diferentes momentos do desenvolvimento do projeto de pesquisa individual, desenvolvidas com o orientador. Conteúdo variável de acordo com o andamento de estudo individual e projeto.
Créditos= 4